Pilates Fitness

O Pilates Fitness é uma atividade que trabalha o condicionamento físico, com o objetivo de promover um corpo saudável e harmonioso, e prevenir dores e lesões corporais.
As aulas contam com um grande e diversificado repertório de exercícios, que podem ser adaptados aos limites e necessidades de cada aluno. A prática pode ser realizada no solo (com ou sem o auxílio de acessórios) ou em aparelhos de mecanoterapia. Diversos acessórios podem ser utilizados, como bolas suíças, rolos, theraband, discos de rotação, entre outros, com o objetivo de criar novos desafios corporais e tornar a prática ainda mais dinâmica. Inicialmente os movimentos são realizados de forma lenta, o que permite o entendimento da técnica e a associação da respiração aos movimentos, principalmente da musculatura profunda do tronco, que é a base do método. Mas assim que o aluno domina essa primeira etapa, é possível progredir para exercícios mais desafiantes, variando também o ritmo e a dinâmica, o que torna a prática prazerosa e estimulante para aqueles que buscam uma atividade física diferente do repertório tradicional das academias.

-Indicação:
O pilates fitness é indicado para pessoas de todas as idades, desde crianças a partir de 9 anos até idosos, que buscam uma forma de manter a saúde, um condicionamento físico aprimorado e a boa forma.

Pilates

-Beneficios:
A prática do pilates fitness permite o ganho de força, resistência, alongamento, coordenação, alinhamento postural, equilíbrio e tonificação muscular. É uma atividade sem impacto nas estruturas corporais, e o desgaste físico não é intenso, em virtude da grande diversidade de exercícios com poucas repetições. O corpo é trabalhado de forma integral, como na Yoga e ginásticas orientais, práticas nas quais Joseph Pilates se inspirou para criação do método. No pilates fitness é possível alcançar a definição dos músculos, mas a prática não tem por objetivo a hipertrofia. Além disso, o metabolismo tende a melhorar num corpo organizado, logo, é bem comum que o aluno perceba uma redução considerável de medidas, de acordo com o progresso da atividade.

-De que forma?
Antes de dar início à prática, o aluno deve passar por uma avaliação física criteriosa, relizada por um fisioterapeuta de nossa equipe. A avaliação garante ao profissional um conhecimento completo sobre o quadro particular de cada aluno. As condições, limitações, recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes do aluno são levadas em consideração no momento da elaboração do programa de treinamento individual, com exercícios direcionados à necessidade de cada cliente. Essa avaliação é muito importante para o sucesso da atividade, pois os objetivos e as diretrizes do treino são definidos neste momento.
As sessões são realizadas em pequenos grupos ou individualmente (personal), com frequência de duas ou três vezes por semana com duração de 1 hora. Sugerimos que o aluno intercale a prática com uma atividade cardiovascular de sua preferência. É importante lembrar que a regularidade e consistência da atividade física é o que garante que os resultados desejados sejam obtidos em menos tempo.