exercício no reformer

Fisioterapia Neurológica

Associada à técnica de Pilates, a Fisioterapia Neurológica é uma forte aliada no tratamento de pacientes neurológicos e neuroncológicos.
O objetivo é promover a recuperação funcional do paciente, com o máximo de participação, utilizando todo seu potencial e superando as barreiras do ambiente.

BENEFÍCIOS:
O tratamento tem como objetivo principal promover o aprendizado ou reaprendizado motor, e assim minimizar os deficits funcionais do paciente.
Como objetivos específicos, ajuda a promover padrões motores adequados, melhorar a força, coordenação motora e equilíbrio, prevenir deformidades, otimizar o tônus postural, manter ou aumentar a amplitude de movimento, reduzir a espasticidade, melhorar habilidades cognitivas, diminuir padrões patológicos, prevenir instalação de doenças pulmonares ou qualquer outra intercorrência, orientar a família e o paciente, seja ele adulto ou criança. É importante também estimular as atividades de vida diária, a alimentação, o retreinamento da bexiga e intestinos, a exploração vocacional e de lazer, ajudando na reintegraçao do indivíduo à sociedade.
A reabilitação tem como intuito restaurar a identidade pessoal e social dos pacientes, buscando o bem estar físico e emocional do indivíduo, com consequente melhora de sua qualidade de vida.

INDICAÇÕES:

Doenças que acometem o Sistema Nervoso Central ou Periférico, levando a distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. Dentre elas podemos citar: paralisia cerebral, esclerose múltipla, acidente vascular encefálico, neuropatia periférica, doença de Parkinson e traumatismo crânio encefálico (TCE).
A fisioterapia atua também nas lesoes neurológicas secundárias ao câncer ou ao tratamento oncológico (cirurgia, radio ou quimioterapia).

ATENDIMENTOS:

Após avaliaçao inicial, os atendimentos sao realizados individualmente, e tem uma hora de duraçao. A frequência e duraçao depende da necessidade de cada paciente.