Pilates na reabilitação de pacientes oncológicos

O Núcleo do Movimento pilates e reabilitação é um estúdio especializado na reabilitação de pacientes oncológicos, utilizando a técnica como mais um recurso para amenizar os sintomas e efeitos colaterais decorrentes do tratamento, além de ajudar na recuperação funcional desses pacientes.

Indicação:

Pacientes durante e após o tratamento oncológico (cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia).
Os pacientes que se submetem a estes procedimentos podem apresentar danos físicos como dor, fadiga, linfedema, fraqueza muscular, diminuição da amplitude de movimento em membros superiores e/ou inferiores, neuropatia, artralgia e osteoporose.
Estes efeitos restringem a participação dos indivíduos em suas atividades de vida diária e profissional, além de inibirem hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividade física regular.

pilates-25

Benefícios:

Inúmeros artigos tem evidenciado que a prática de exercícios moderados deve iniciar o mais precocemente possível, após a cirurgia, de forma orientada e progressiva, com o objetivo de evitar efeitos adversos como a aderência cicatricial e a perda da amplitude de movimento. Além disso, oncologistas tem incentivado seus pacientes a praticarem alguma atividade física durante a quimioterapia e a radioterapia, de modo a prevenir e/ou amenizar os efeitos adversos do tratamento. Efeitos positivos sobre o humor e o enfrentamento da doença, como melhora da autoestima, da autoimagem e da depressão também sao muito citados na literatura.
Apesar da escassez de trabalhos científicos relacionando a técnica de Pilates ao câncer, a prática clínica vem demonstrando a eficácia do método para esses pacientes, por oferecer um ambiente seguro e confortável para introdução de movimento de forma suave e progressiva, oferecendo a confiança que eles necessitam para mover diante de um quadro muitas vezes incapacitante.

pilates-20

DE QUE FORMA?
Todos os pacientes devem fazer uma avaliação inicial, para elaboração de um programa de exercícios individualizado.
Os atendimentos sao realizados em sessoes individuais ou em pequenos grupos, por fisoterapeutas certificados no método Pilates, e com conhecimentos na área de reabilitaçao oncológica, o que é fundamental para garantir uma maior eficiência na aplicaçao da técnica.
As sessões tem duração de 1h e frequência de 2 ou 3 vezes por semana, de acordo com a necessidade do paciente.

-Os atendimentos sao realizados individualmente por fisoterapeutas certificados no método Pilates, e com conhecimentos na área de reabilitaçao neurológica, o que é muito importante para garantir uma maior eficiência na aplicaçao da técnica.

– As sessoes tem 1 hora de duraçao, com frequência de 1 ou 2 vezes por semana, o que é definido após avaliaçao.