Pilates na reabilitação de pacientes neurológicos

O Núcleo do Movimento pilates e reabilitação vem se destacando na área de reabilitação neurológica, utilizando o Pilates como um forte aliado na recuperação funcional de pacientes com disfunções neurológicas.

Indicação:

. Acidente vascular encefálico (AVE)
. Doença de Parkinson
. Alzheimer
. Esclerose múltipla
. Neuropatia periférica
. Paralisia cerebral
. Incoordenação motora
. Distrofias musculares
. E outras patologias neurológicas.

pilates-28

Benefícios:

Portadores de patologias neurológicas geralmente apresentam deficits importantes, como alterações de tônus muscular, diminuição de força muscular, alteração do equilíbrio, dificuldade na marcha, deficit de controle motor, distúrbios sensitivos, alterações posturais e respiratórias, dificuldade de concentração, raciocínio e memória, fatores estes, que levam à diminuição da independência funcional, com consequente perda de qualidade de vida.
A associação dos princípios da técnica com o uso de equipamentos que facilitam a realização dos movimentos promovem o ambiente ideal para a aprendizagem motora, fundamental para a reabilitação desses pacientes
Os exercícios do Pilates promovem o equilíbrio muscular, por trabalhar o corpo de uma forma global, assim, musculos ativados de forma excessiva e incorreta sao alongados e relaxados, enquanto aqueles necessários ao movimento são treinados e fortalecidos, o que facilita a reativação das sinergias musculares. Esta reorganização neuromuscular é fundamental para a recuperação funcional do paciente, promovendo um melhor desempenho nas suas atividades de vida diária.

pilates-25

Ao priorizar a qualidade do movimento e não a quantidade deste, os exercícios devem ser realizados com precisão e concentração, o que contribui para o ganho de controle motor, coordenação dos movimentos e aumento da consciência corporal.
Durante as sessões, músculos profundos sustentadores da coluna, como o multífidos, os abdominais (destaque para o transverso do abdômen), o assoalho pélvico e os glúteos são constantemente trabalhados, o que contribui para a melhora da postura e do controle de tronco, prevençao ou controle da incontinência urinária, melhora da marcha e do equilíbrio do paciente.
Além destes benefícios, podemos citar a importância da respiração, que é a base do método, responsável pelo aumento da oxigenaçao cerebral e pela diminuição das complicações respiratórias, que são importantes agravantes da expectativa de vida desses pacientes. A prática do Pilates também estimula a formação de novas conexões cerebrais, e ajuda no controle da ansiedade, do estresse e da depressão, muitas vezes associados a estas patologias.

– Todos os pacientes devem fazer uma avaliaçao inicial, e a partir desta será realizado o programa de exercícios individualizado.

-Os atendimentos são realizados individualmente por fisoterapeutas certificados no método Pilates, e com conhecimentos na área de reabilitação neurológica, o que é muito importante para garantir uma maior eficiência na aplicação da técnica.

– As sessões tem 1 hora de duração, com frequência de 1 ou 2 vezes por semana, o que é definido após avaliação.